Curiosidades



Com 300 mil tampinhas, artista faz 'bandeirão' de países da Olimpíada


Postada: 05/08/2016 - 17:12:02



 

Um artista plástico de Salvador criou um imenso painel com as bandeiras dos 205 países que vão participar dos jogos Olímpicos Rio 2016. O "bandeirão", composto por 300 mil tampinhas, demorou seis anos para ficar pronto e pesa aproximadamente 300 kg. André Fernandes, responsável pela confecção do painel, reuniu 25 crianças do projeto Praia Limpa e utilizou material recolhido das praias da capital baiana.
“A ideia surgiu na praia. Veio da quantidade absurda [de lixo]. Juntei essa galerinha maravilhosa, que me ajuda pra caramba, e aí começamos a confeccionar esse grande painel. Assim que eu soube que o Brasil iria sediar a primeira vez os jogos olímpicos surgiu também a ideia de homenagear o meu país”, contou o artista plástico.
André Fernandes trabalha há 26 anos com material reciclável. Para ele, o que seria lixo, no projeto vira meio de socialização e educação.
Foi a partir do colorido das tampinhas de garrafas pet que o artista teve a ideia de homenagear os países que vão participar dos jogos olímpicos Rio 2016. A ideia tomou forma em um terreno ao lado da casa de André.
Os detalhes das bandeiras também foram feitos com plástico retirado da praia. A única bandeira incompleta é a da Alemanha, onde faltam exatamente sete tampinhas, por causa da goleada da seleção alemã contra o Brasil na Copa de 2014. “Equivale a cada gol que o Brasil sofreu naquele fatídico dia no Mineirão. Ali é para mostrar que aquela data nunca mais deve se repetir", conta André Fernandes. “Ao redor das bandeiras dos países está a bandeira do Brasil. É como se o Brasil tivesse acolhendo todos os países que irão participar dos jogos”, completa.
O artista aguarda ansioso a oportunidade de expor o trabalho. "O pedido já foi feito ao Comitê Olímpico [do Rio 2016] e estou esperando só a resposta deles. Caso ela não viaje para o Rio de Janeiro, ela vai ficar aqui na Arena Fonte Nova", relatou o artista.

 

 

 

 


G1/notícia



Deixe seu comentário



FIQUE POR DENTRO