Utilidades



RÁDIO: Nutricionista Estela Holz Falou Sobre Intolerâncias Alimentares no Jornal Campos Dourados desta quinta


Postada: 13/07/2017 - 16:48:21



 

HOJE QUINTA-FEIRA RECEBEMOS A NUTRICIONISTA ESTELA HOLZ QUE TAMBÉM TRABALHA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MEDIANEIRA.

ABORDAMOS AS INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES.

DENTRE A MAIS COMUM ESTÁ:

 

intolerância à lactose é um distúrbio digestivo muito comum entre os brasileiros, como comprova recente pesquisa feita pelo Instituto Datafolha. - 35% da população com idade acima de 16 anos (cerca de 53 milhões de pessoas) relatam algum tipo de desconforto digestivo após o consumo de derivados do leite.

A pesquisa mostra ainda que entre as pessoas que confirmaram sentir algum tipo de desconforto gastrointestinal, 88,2%, jamais receberam um diagnóstico médico adequado. Apenas 4% dos entrevistados relatam terem ido procurar ajuda médica e, dentre esses, 1% foram diagnosticados com Intolerância à lactose (o que corresponde a 1,5 milhão de pessoas). As mulheres apresentam maior incidência da doença (59% dos casos). A intolerância à lactose afeta o bem-estar e a saúde de muitas pessoas e, como elas não recebem nenhum tipo de suplementação ou têm indicação de como proceder corretamente para minimizar o desconforto, sofrem muito com este distúrbio.

Mas este problema de saúde não é apenas nacional. Estima-se que entre 60% a 70% da população mundial apresenta algum nível de dificuldade de digestão ou debilidade da enzima lactase. A intolerância à lactose é uma condição caracterizada pela dificuldade ou incapacidade do indivíduo de digerir (quebrar) a lactose, o principal açúcar do leite. Sintomas como náuseas, inchaço, dor abdominal e diarreia podem ocorrer após o consumo de alimentos que a contêm (leite e derivados). Essa deficiência, chamada de hipolactasia, se origina da não-produção (fator genético) ou da geração insuficiente (fator idade) da enzima, ou ainda pela produção de algumas defeituosas em virtude de outras doenças que a pessoa possa vir a ter como a síndrome do intestino Irritado, supercrescimento bacteriano, doença de Chron e celíaca.

 

 

 

RC E RCD

 



Deixe seu comentário



FIQUE POR DENTRO